6 Bons Motivos para Praticar Yoga

Se o que falta pra você é um motivo, nós te damos 6 motivos para praticar Yoga!



Pra começar, o Yoga é hoje o melhor esporte para praticar nesse mundo apressado e estressado. Os efeitos dessa prática são inúmeros, tanto físicos quanto mentais. As posturas permitem uma aliança entre corpo e mente, graças ao trabalho de respiração.

Praticando regularmente, você se sente bem em seu corpo e mente!

Veja aqui os 6 motivos para praticar Yoga

1. Dedicar um tempo para você mesmo

Mais que uma prática esportiva, o Yoga é um momento privilegiado dedicado a si mesmo, um tempo oferecido para você relaxar e criar momentos de serenidade no dia-a-dia.

Todos os tipos de Yoga visam acalmar o corpo para acalmar a mente, e assim alcançar a meditação (muitas vezes praticada no final da aula, de diferentes formas).

O objetivo de uma aula de Yoga não é seguir o ritmo de um grupo, mas de reapropriar seu próprio ritmo. Aprender a se conectar com a sua respiração e se tornar “um” com ela, conhecer e aceitar seus limites mentais e corporais, ter uma maior consciência sobre seu corpo, começar a compreender suas emoções e canalizá-las melhor. Assim, começar a praticar Yoga é tirar um tempo para si mesmo.

A satisfação, ou “santosha”, é a capacidade de poder acessar um estado mental positivo. Especificamente, durante uma aula de Yoga, o contentamento se traduz pela satisfação de ir além, de se superar em uma postura, de progredir e se conscientizar dessa felicidade no momento presente. Essa superação permite o desenvolvimento mental para compreender melhor e suportar os dissabores do dia-a-dia.

2. Tonificar seu corpo



O Yoga não oferece hipertrofia propriamente dita, mas fortalece, esculpe e tonifica o conjunto de músculos do seu corpo.

Algumas posturas têm um efeito tonificante e, para cada músculo, existe um exercício adequado. Por exemplo, a postura da ponte é perfeita para tonificar as coxas e os glúteos. A postura de árvore é mais aconselhada para tonificar os oblíquos. Para reforçar as panturrilhas, coxas e quadris, a postura do guerreiro é ideal.

Para iniciar a prática, você começará com posturas de base bem simples. Por outro lado, se você tiver um problema específico (costas, articulações), você pode trabalhar as “asanas” (posturas) de acordo com o problema. Observe que, quanto mais os músculos são tonificados, mais resistentes eles ficam e mais você ganha em flexibilidade.

3. Desenvolver sua flexibilidade



No Yoga, a repetição das posturas, a prática regular e sobretudo a dominação da respiração permitem que você adquira uma grande flexibilidade.

É errado pensar que é necessário ser flexível para começar a praticar Yoga, a falta de flexibilidade não é, de forma alguma, um empecilho. Ela não é inata e pode ser adquirida com a prática. É a respiração que acalma progressivamente o corpo para permitir que ele relaxe. Ela elimina o sentimento de desconforto durante os alongamentos, às vezes intensos, e limita as tensões do corpo diante do trabalho.

A flexibilidade adquirida com a prática de Yoga permite que você ganhe em mobilidade, aumente as amplitudes articulares do corpo e fique mais à vontade nos movimentos do dia-a-dia. A flexibilização dos nossos músculos e tendões também permite limitar o risco de lesões durante os treinamentos esportivos.

4. Melhorar a sua respiração
Um dos elementos-chave do Yoga é o trabalho de respiração, geralmente ligado às posturas.

Não exploramos o suficiente nossas capacidades respiratórias e o Yoga permite que nos concentremos na respiração e, sobretudo, que tenhamos consciência sobre ela. As técnicas de respiração do Yoga causam um fortalecimento do sistema cardiovascular.

A respiração profunda, o encadeamento das posturas e o relaxamento também ajudam a esvaziar a mente. A intensidade da oxigenação pela respiração contribui fortemente para isso.

5. Mais um entre os motivos para praticar Yoga: Diminui a sensação de estresse



Consequência positiva da respiração profunda, o Yoga desenvolve e melhora a concentração. Isso permite que você respire melhor e, portanto, faça desaparecer as tensões nervosas.

Concentrar-se na respiração e nas posturas de equilíbrio, que precisam de estabilidade e fixação, permite que você focalize no momento presente, aqui e agora, e faça uma abstração do que nos rodeia. Esse distanciamento estabelecido com o dia-a-dia nos ajuda a recuarmos diante dos medos e bloqueios e dá lugar a um sentimento de desapego.

6. Outros benefícios à saúde

-Melhora a postura
-Reduz a dor
-Ajuda na digestão (posturas de torção)
-Fortalece as articulações
-Ajuda a lutar contra a depressão

Além disso, o Yoga relaxa, melhora o equilíbrio, incentiva, é excelente para as articulações e para o corpo e muito bom para a saúde.

Nós já te demos bons motivos para praticar Yoga, então, o que você está esperando para descobrir esse esporte?

Até a próxima dica!

Namastê!

Autor: ABS

Compartilhar

fique por dentro das novidades

Ao se cadastrar você aceita as nossa política de privacidade