Todo início ou final de ano é aquela procura para começar Academia, ficar em forma ou contratar um Personal e quando fazemos uma rápida busca no google, Instagram ou Youtube, aparece milhares de opções para atendimentos de forma presencial e on-line.
Mas, com tantos anúncios e ofertas com promessas milagrosas, fica difícil escolher quem e o que contratar, é tanta informação a respeito de dicas de como fazer exercícios, como perder a barriga em 21 dias ou como emagrecer, que chega a nos deixar embaralhados na hora de fazer uma escolha.
De acordo com a 16ª edição da Pesquisa Mundial de Tendências Fitness para 2022, elaborada pelo American College of Sports and Medicine (ACSM), ela vem para mostrar que esse contexto do Personal Trainer continua se fortalecendo no segmento fitness. O ACSM é bem claro ao dizer que o relatório mostra “tendências” e que o Personal Trainer, está em alta e está entre as top 10 atividades mais procuradas.
Personal Trainer
“O treinamento individual continua a ser uma forte tendência à medida que a profissão de Personal Trainer se torna mais acessível online, em academias, em casa ou em locais de trabalho com instalações de ginástica. O treinamento pessoal inclui teste de condicionamento físico e definição de metas com o treinador trabalhando individualmente com o cliente para prescrever exercícios específicos para suas necessidades e objetivos individuais. Em alguns casos pode envolver até mesmo nutrição e planos alimentares. Desde que a pesquisa do ACSM foi publicada, pela primeira vez em 2006, o treinamento pessoal tem sido uma das 10 principais tendências: 9º colocado em 2017, 8º em 2018 e 2019, 5º em 2020, e agora 6º”.
Embora o apelo visual seja um dos fatores principais na hora de escolher o profissional, umas das coisas essenciais que deve ser levado em consideração é a formação acadêmica. Hoje em dia existe muitos coachs, médicos, nutricionistas, fisiculturistas e blogueiras falando de exercício físico, mostrando os seus resultados obtidos com o suor de seus patrocinadores ou através de campanhas de marketing milionárias.
O ideal é que você encontre um profissional de Educação Física que seja formado, que já possua o CREF e que tenha no mínimo alguma especialidade na área em questão. Em relação ao formato da contratação, ela pode ser de forma presencial ou on-line, desde que se adapte ao seu objetivo e a sua disponibilidade.
Mas qual é a melhor opção?
O fato é que o acompanhamento presencial é sem dúvida um investimento maior em relação as opções on-line, além de mais efetivo do ponto de vista da motivação, ter um acompanhamento exclusivo traz muito mais segurança entre outros fatores.
Já o atendimento on-line, é sem dúvida o mais em conta e pode suprir a questão da distância, porém, irá depender muito da sua disciplina e autonomia para fazer os treinos por conta própria e claro, que você se identifique com esse modelo de atendimento virtual e a distância.
Nessa busca, acredito que não há um certo ou errado na hora de contratar o Personal mas sim aquele que se adapte melhor as suas necessidades. O que realmente não dá para deixar de fazer é praticar exercícios de forma regular e supervisionada, bons treinos!
André Hauer
Mestre em Exercício e Saúde
Personal Trainer há mais de 15 anos
CREF 7530-G/PR